8 alimentos que diminuem o colesterol

Fibras

As fibras reduzem a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Elas estão presentes em vários alimentos, por exemplo: – Laranja: 1,8 gramas – Pera: 1,1 a 1,5 gramas – Pêssego: 1,0 a 1,3 gramas – Aspargos (1/2 xícara): 1,7 gramas – Batata: 1,1 gramas – Pão integral (1 fatia): 0,5 gramas – Aveia (1 1/2 xícara): 2,8 gramas – Feijão (175 ml, aproximadamente 3/4 xícara): 2,6 a 3 gramas

O psyllium é uma fibra feita a partir das cascas das sementes da planta Plantago ovata. Pesquisas indicam que tomar psyllium regularmente reduz significativamente os níveis de colesterol. Além disso, também alivia a constipação e pode reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Psyllium

Fitoesteróis

Os fitoesteróis são ceras derivadas de plantas. Eles impedem que o intestino absorva o colesterol.  Eles estão naturalmente presentes em grãos integrais, nozes, frutas e vegetais.  Atualmente, é possível encontrar fitoesteróis em alimentos prontos, como margarina e iogurte, por exemplo.

A soja e seus derivados podem reduzir um pouco o colesterol LDL.  Tofu, leite de soja e grãos de soja cozidos no vapor, por exemplo, são boas fontes de proteína magra.  Comê-los em vez de alimentos gordurosos, como a carne bovina, pode reduzir o colesterol geral em sua dieta.

Proteína de soja

Alho

O alho pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Embora uma meta-análise de estudos médicos de 2009 concluiu que não reduz especificamente o colesterol, acredita-se que o alimento tenha outros benefícios à saúde, incluindo a redução da pressão arterial.

Arroz vermelho fermentado

O arroz vermelho fermentado (ou fermento de arroz vermelho) é o arroz branco fermentado.  Seu consumo é muito comum na China. Este tipo de alimento reduz o colesterol, porque contêm monacolina K, que por sua vez possui a mesma composição química da lovastatina, um medicamento para baixar o colesterol.

De acordo com um estudo de 2014, o gengibre pode reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos.  Outro estudo de 2008 mostrou que pode reduzir os níveis de colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL.  Assim, você pode adicionar gengibre cru aos alimentos ou tomá-lo como suplemento ou pó.

Gengibre

Linhaça

O linho é uma flor azul cultivada em climas temperados. Tanto suas sementes quanto o óleo extraído delas são boas fontes de ácidos graxos ômega-3, que trazem vários benefícios à saúde, incluindo o aumento dos níveis de colesterol HDL.  Para obter o maior impulso à saúde com a semente de linhaça, use seu óleo ou coma linhaça moída.

para conferir mais conteúdos sobre Alimentação!