7 benefícios da aveia para a saúde

Conheça as vantagens do super alimento!

Quando o assunto é consumir boas fontes de fibras, a aveia, sem dúvidas, é a primeira opção. O cereal é considerado um superalimento e é reconhecido pelos seus benefícios à saúde, especialmente quanto ao bom funcionamento do intestino.  Mas os benefícios da aveia não param por aí! Veja como o cereal pode te ajudar a ter uma alimentação mais saudável.

Além de ser rico em fibras solúveis, o farelo de aveia também é fonte de proteínas e minerais, fornecendo doses significativas de vitaminas E, K e do complexo B.  Esses nutrientes geram benefícios, por exemplo, fortalecimento da imunidade e proteção do coração. A composição única da aveia também estimula a produção de energia no organismo.

1 - Rica em vitaminas e minerais

A aveia também pode ser uma aliada no processo de emagrecimento, isso porque ela contém boas doses de fibras e é pouco calórica.  Outro benefício é que a aveia favorece a sensação de saciedade, ou seja, a fome demora mais tempo para chegar..

2- Ajuda a emagrecer

As fibras são conhecidas como amigas do intestino. É por isso que consumir aveia com regularidade ajuda a diminuir a prisão de ventre, acelerando a formação do bolo fecal no intestino e reduzindo a sensação de inchaço. Isso acontece porque o cereal contribui com a regulação intestinal, além de equilibrar a microbiota intestinal.

3 - Melhora a digestão

O cereal tem ainda a vantagem de manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados, prevenindo picos e quedas glicêmicas que são associadas ao aumento de peso. Sendo assim, o emagrecimento seria uma consequência de um intestino funcionando bem combinado com a sensação de estar saciado.

4 - Mantém os níveis de açúcar no sangue

Além das vantagens para o intestino, a aveia também pode reduzir a hipertensão arterial.  O composto responsável por esse benefício é a avenantramida, uma molécula antioxidante que pode aumentar a produção de óxido nítrico, promovendo um relaxamento nos vasos sanguíneos e reduzindo a sua pressão.  Portanto, a aveia pode contribuir para uma boa circulação sanguínea, controlando a pressão arterial.

5 - Ajuda a controlar a hipertensão arterial

O LDL (Low Density Lipoprotein), é considerado “ruim”, responsável pelo colesterol alto. Porém, a aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, como a beta-glucana. Essas fibras têm demonstrado reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas.

6 - Reduz o colesterol ruim

A aveia contém carboidratos de baixo índice glicêmico. Ou seja, o açúcar desses carboidratos é liberado de maneira gradual, o que evita os picos de glicose no organismo.  Portanto, quem precisa ficar de olho na glicemia devido ao diabetes ou a outra condição, pode e deve consumir aveia.

7 - Participa do controle da glicemia